PT
BR
Pesquisar
Definições



hadji

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
hadjihadji
|djí| |djí|
( had·ji

had·ji

)


nome masculino

1. [Religião] [Religião] Peregrinação que todos os muçulmanos saudáveis e com capacidade financeira devem fazer pelo menos uma vez na vida à cidade de Meca, na Arábia Saudita, no último mês do calendário lunar muçulmano, entre o oitavo e o 12.º ou 13.º dia. (Com inicial maiúscula.)

2. [Religião] [Religião] Título de um muçulmano que fez essa peregrinação.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: HAJE, HAJI

etimologiaOrigem etimológica:árabe hajj, peregrino a Meca.

hadjihadji

Auxiliares de tradução

Traduzir "hadji" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A palavra centigrados significa, segundo vós, masculino plural de centigrado. No entanto, a palavra centigrado não existe, o que existe é centígrado. Poderiam por favor esclarecer-me quanto a esta questão?
A palavra centigrado é um termo da geometria e designa a centésima parte da unidade de medida designada por grado. Trata-se de uma palavra parónima da palavra centígrado, pois tem grafia e pronúncia muito semelhante a esta, mas tem significado diferente e é bastante mais rara.



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.