PT
BR
Pesquisar
Definições



granjear

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
granjeargranjear
( gran·je·ar

gran·je·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tratar a terra para cultivo (ex.: granjear um terreno). = AMANHAR, CULTIVAR, LAVRAR

2. [Figurado] [Figurado] Adquirir ou conseguir como resultado de trabalho ou esforço. = GANHAR, OBTERDESPERDIÇAR, PERDER

3. Conseguir trazer para si, pela sua maneira de ser ou de agir (ex.: conseguiu granjear simpatias e tornar-se popular). = ATRAIR, CONQUISTAR, GANHAR

4. [Pouco usado] [Pouco usado] Examinar em pormenor. = ESMIUÇAR, ESQUADRINHAR, PROCURAR, REBUSCAR

etimologiaOrigem etimológica:granja + -ear.

Auxiliares de tradução

Traduzir "granjear" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.