PT
BR
Pesquisar
Definições



funje

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
funjefunje
( fun·je

fun·je

)
Imagem

AngolaAngola

CulináriaCulinária

Prato de massa cozida de farinha de mandioca, de milho ou de batata-doce.


nome masculino

1. [Angola] [Angola] [Culinária] [Culinária] Papa de farinha de mandioca com caldo.

2. [Angola] [Angola] [Culinária] [Culinária] Prato de massa cozida de farinha de mandioca, de milho ou de batata-doce.Imagem

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: FÚNJI, INFUNJE

etimologiaOrigem etimológica:quimbundo funji.
funjefunje

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).