PT
BR
Pesquisar
Definições



frango-de-água-da-inacessível

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
frango-de-água-da-inacessívelfrango-de-água-da-inacessível
( fran·go·-de·-á·gua·-da·-i·na·ces·sí·vel

fran·go·-de·-á·gua·-da·-i·na·ces·sí·vel

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave gruiforme (Laterallus rogersi) da família dos ralídeos, de plumagem, bico e pés escuros, considerada a mais pequena ave não voadora, endémica do arquipélago de Tristão da Cunha. = SARACURINHA-DA-INACESSÍVEL

etimologiaOrigem etimológica:frango-de-água + da + Inacessível, topónimo [ilha do sul do Atlântico, no arquipélago de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha].

vistoPlural: frangos-de-água-da-inacessível.
iconPlural: frangos-de-água-da-inacessível.
frango-de-água-da-inacessívelfrango-de-água-da-inacessível

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.