PT
BR
Pesquisar
Definições



etnolinguística

A forma etnolinguísticapode ser [feminino singular de etnolinguísticoetnolingüísticoetnolinguístico] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
etnolinguísticaetnolingüísticaetnolinguística
|güís| |güís|
( et·no·lin·guís·ti·ca

et·no·lin·güís·ti·ca

et·no·lin·guís·ti·ca

)


nome feminino

[Linguística] [Lingüística] [Linguística] Área da linguística que estuda as relações entre língua e cultura de um ou mais grupos étnicos.

etimologiaOrigem etimológica:etno- + linguística.

grafiaGrafia no Brasil:etnolingüística.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:etnolinguística.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: etnolingüística.
grafiaGrafia em Portugal:etnolinguística.
etnolinguísticoetnolingüísticoetnolinguístico
|güís| |güís|
( et·no·lin·guís·ti·co

et·no·lin·güís·ti·co

et·no·lin·guís·ti·co

)


adjectivoadjetivo

Relativo a etnolinguística.

etimologiaOrigem etimológica:etno- + linguístico.

grafiaGrafia no Brasil:etnolingüístico.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:etnolinguístico.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: etnolingüístico.
grafiaGrafia em Portugal:etnolinguístico.
etnolinguísticaetnolinguística


Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.