PT
BR
Pesquisar
Definições



esquis

A forma esquisé [masculino plural de esquiesqui].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esquiesqui
( es·qui

es·qui

)
Imagem

Espécie de patim comprido, de madeira, metal ou material sintético, para andar ou deslizar na neve.


nome masculino

1. Espécie de patim comprido, de madeira, metal ou material sintético, para andar ou deslizar na neve.Imagem

2. Desporto ou actividade de neve em que se usam esses patins.


esqui alpino

[Desporto] [Esporte]  Desporto de neve praticado com esquis cuja bota está fixa ao patim, geralmente em pistas descendentes inclinadas e acidentadas, em velocidade e com passagens obrigatórias demarcadas.

esqui aquático

Desporto ou actividade em que o praticante, puxado por um barco a motor, desliza na água mantendo-se num ou dois patins de madeira.

esqui de fundo

[Desporto] [Esporte]  Modalidade de esqui em que os esquiadores devem percorrer grandes distâncias no menor tempo.

esqui náutico

O mesmo que esqui aquático.

esqui nórdico

[Desporto] [Esporte]  Desporto de neve praticado com esquis cuja bota não está fixa ao patim e que inclui modalidades como o esqui de fundo, o salto de esqui ou o combinado nórdico.

etimologiaOrigem etimológica:francês ski.

esquisesquis

Auxiliares de tradução

Traduzir "esquis" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).




Qual a diferença entre canhoto e esquerdino?
As palavras esquerdino e canhoto são sinónimas na acepção “que usa habitual ou preferencialmente a mão ou o pé esquerdo”.