PT
BR
Pesquisar
Definições



enformante

A forma enformantepode ser [derivação feminino singular de enformarenformar], [derivação masculino singular de enformarenformar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
enformanteenformante
( en·for·man·te

en·for·man·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que enforma ou ajuda a enformar (ex.: estrutura ética enformante da sociedade; filosofia enformante; teoria enformante).

etimologiaOrigem etimológica:enformar + -ante.
enformarenformar
( en·for·mar

en·for·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Meter na forma.

2. Dar forma a. = MOLDAR


verbo intransitivo

3. Crescer; desenvolver-se.

4. Tomar forma ou corpo. = ENCORPAR

etimologiaOrigem etimológica:en- + forma + -ar.
Confrontar: informar.


Dúvidas linguísticas



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.