Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desespero

desesperodesespero | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de desesperardesesperar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·ses·pe·ro |ê|de·ses·pe·ro |ê|


nome masculino

1. Desesperança acompanhada de cólera.

2. Frenesi, zanga, raiva.


de·ses·pe·rar de·ses·pe·rar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Fazer perder a esperança a.

2. Fazer perder a paciência a.

3. Encolerizar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "desespero" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

No fim foi sempre obediente, calando o desespero por esta obra inacabada e vacilante que é a Igreja de Pedro destes tempos...

Em Povo

O segundo tempo foi dramático pelo desespero da Ucrânia para chegar ao empate..

Em Caderno B

saiu com o cão naquele dia, e o desespero dizia-lhe que tinha de ser diferente, o bicho não iria fazer o isósceles perfeito...

Em Inatingivel

...em votar em dois protagonistas do "passismo", parecia-me mais do que evidente que no desespero da derrota e da penosa travessia

Em www.ultraperiferias.pt

Rir na tristeza e no desespero , olhar para Carlin não apenas como cómico

Em Cinema Notebook
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual a forma correta de escrita da seguinte palavra (segundo o novo Acordo Ortográfico): sacrossanta, sacrosanta ou sacro-santa? E como se pronuncia? É que um professor da disciplina de Português me disse que se escreve "sacrosanta". Assim, não se pronunciaria "sacrozanta"?
Como poderá verificar pela consulta de um dicionário, a grafia correcta é sacrossanta, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que a grafia desta palavra não sofre nenhuma alteração.

Se esta palavra fosse escrita com apenas um s, não seria, de facto, possível a pronúncia de [s] em sacrossanta, pois um s intervocálico, obrigaria à pronúncia [z], como acontece na palavra rosa.

pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desespero [consultado em 25-06-2022]