Significado de cremava-vo-la

    A forma cremava-vo-lapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de cremarcremar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de cremarcremar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cremarcremar
    ( cre·mar

    cre·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Queimar (cadáver) até reduzir a cinzas (ex.: assinou a autorização para cremar o corpo). = INCINERAR

    etimologiaOrigem:latim cremo, -are, queimar, consumir pelo fogo.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cremava-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Em que se faz a cremação (forno)....


    anticelulite | adj. 2 g. 2 núm.

    Que pretende combater a celulite (ex.: cremes anticelulite)....


    Que causa obstrução dos poros, provocando pontos negros (ex.: creme não comedogénico)....


    charlota | n. f.

    Pastelão de creme, cercado de palitos, biscoitos ou tiras de pão-de-ló....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cremava-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Na definição da palavra "vinil" (https://dicionario.priberam.org/vinil), no ponto 3 apresentam o seguinte texto:
      "Disco fonográfico feito desse material (ex.: tinha todos os vinis do seu músico preferido)."
      Ora, esta palavra (vinis) simplesmente não existe. Assim como é errado usar a palavra vinil para se referir a um disco de vinil. Vinil é apenas o material do qual os discos são feitos. O exemplo que apresentam é muito usado actualmente, mas infelizmente está incorrecto. Assim, o termo certo para se referir a este fonograma é "disco" ou "disco de vinil". Nunca "um vinil" e muito menos "os vinis".