PT
BR
Pesquisar
Definições



comovível

A forma comovívelpode ser [derivação masculino e feminino singular de comovercomover] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
comovívelcomovível
( co·mo·ví·vel

co·mo·ví·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode ou que se consegue comover (ex.: pessoa comovível).

etimologiaOrigem etimológica:comover + -ível.
comovercomover
|ê| |ê|
( co·mo·ver

co·mo·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Causar comoção a.

2. Abalar.

3. Perturbar.

4. Alvoroçar.

5. Enternecer.


verbo pronominal

6. Sentir comoção.



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.