Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

comercializado

comercializadocomercializado | adj.
masc. sing. part. pass. de comercializarcomercializar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

comercializado comercializado


adjectivo
adjetivo

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

co·mer·ci·a·li·zar co·mer·ci·a·li·zar

- ConjugarConjugar

(comercial + -izar)
verbo transitivo

1. Tornar comercial.

2. Colocar no comércio.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "comercializado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Henry Ford é conhecido por ter popularizado a utilização de automóveis, com a criação do primeiro carro produzido em massa, o Ford T. O que ninguém sabe é que foi também o pai de um “automóvel ecológico”. Nos anos 30, a Ford foi uma das primeiras indústrias a fabricar o que atualmente chamamos de bioplástico: um plástico…

Em VISEU, terra de Viriato.

...exportado em setembro, mas representa um aumento superior a 69% em relação ao volume comercializado em outubro de 2020, que foi de US$ 41 milhões..

Em www.blogrsj.com

comercializado no último mês, isso porque grande parte da produção do cereal já esta comprometida..

Em Caderno B

...comparativo com o fechamento de setembro, o aumento foi de 5,76%, com o litro comercializado a R$ 5,214..

Em www.caminhoes-e-carretas.com

...representa apenas um alimento experimental, pois exigiria a aprovação regulamentar da FDA para ser comercializado e vendido a consumidores nos Estados Unidos..

Em VISEU, terra de Viriato.
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




Escreve-se pôr do sol ou pôr-do-sol? E qual o plural?
Os dicionários e vocabulários de língua portuguesa não são unânimes no que respeita à grafia de pôr do Sol/pôr-do-sol, pois se há uns, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001), que registam a forma hifenizada pôr-do-sol, outros há, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), que preferem o registo da locução substantiva pôr do Sol (o Dicionário Houaiss não maiusculiza sol, mas, como se trata do astro propriamente dito, a utilização da maiúscula é necessária). Este último dicionário justifica a preferência pela locução com base no facto de o pôr ser um fenómeno astronómico comum a vários astros e não exclusivo do Sol, e também porque nenhum dicionário regista a correspondente palavra hifenizada nascer-do-sol. Este argumento parece fazer algum sentido, especialmente se considerarmos que construções como do pôr ao nascer do Sol não permitem a utilização do hífen.

Assim sendo, e uma vez que ambas as variantes se encontram registadas em obras lexicográficas de língua portuguesa, poderá optar por qualquer uma das duas formas, não devendo esquecer que num mesmo texto deverá manter a mesma opção, por uma questão de coerência.

O plural deverá ser pores do Sol ou pores-do-sol.

pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/comercializado [consultado em 04-12-2021]