Significado de clamavam-no-las

    A forma clamavam-no-lasé [terceira pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de clamarclamar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    clamarclamar
    ( cla·mar

    cla·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Gritar; bradar; exclamar.

    2. Implorar.

    3. Reclamar.

    verbo intransitivo

    4. Protestar.

    5. Vociferar.

    6. Exorar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "clamavam-no-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Gritaria, brados com que uma turba clama....


    clamador | adj. n. m.

    Que ou aquele que clama....


    chamar | v. tr. | v. intr. | v. pron.

    Fazer, com palavras ou sinais, com que outrem venha....


    conclamar | v. tr. e intr. | v. tr.

    Clamar (uma turba) tumultuariamente....


    cramar | v. intr.

    O mesmo que clamar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "clamavam-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o substantivo da família de estancar? No dicionário surge estancamento, no entanto encontro vários textos técnicos que referem estanqueidade. E estanquicidade, é a mesma coisa?


      Acabo de reparar que nas Definições - Acordo Ortográfico de 1990 - Variedade do Português - distinguem-se duas Normas, uma Europeia e outra Brasileira. A minha pergunta é: Porque é que a norma utilizada em PORTUGAL é designada por norma europeia - que eu saiba não existe mais nenhum país na Europa cuja língua oficial seja o Português - quando a norma utilizada no Brasil é designada por norma brasileira e não sul americana?
      Vejo isso como uma descriminação em relação ao país onde nasceu a língua portuguesa. Já encontrei na internet entidades, que ganham dinheiro a ensinar a língua portuguesa, a afirmar que o português falado no Brasil é mais puro do que aquele que é falado em Portugal. Duvido que as entidades brasileiras aceitassem de braços caídos que a versão da língua portuguesa que eles falam fosse designada como Norma Sul Americana.