PT
BR
Pesquisar
Definições



bissau-guineense

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bissau-guineensebissau-guineense
( bis·sau·-gui·ne·en·se

bis·sau·-gui·ne·en·se

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo ou pertencente à Guiné-Bissau.


nome de dois géneros

2. Natural, habitante ou cidadão da Guiné-Bissau.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: GUINEENSE

vistoPlural: bissau-guineenses.
etimologiaOrigem etimológica:[Guiné-]Bissau, topónimo + guineense.
iconPlural: bissau-guineenses.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).



Na frase "Houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais e estrangeiros", qual é o propósito da vírgula ali colocada? Poder-se-á concluir que a frase significa que houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais, entre todos os operadores estrangeiros e entre todos os operadores nacionais e estrangeiros?
A questão colocada diz respeito, por um lado, ao uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, e, por outro, à diferença entre os grupos adjectivais apositivos e os grupos adjectivais restritivos. Relativamente ao uso da vírgula em geral, poderá consultar a resposta vírgula antes da conjunção e.

No caso da frase em análise, a vírgula é usada para separar o aposto "nacionais e estrangeiros", constituído por dois adjectivos coordenados, do nome que está a qualificar. Este aposto não constitui uma restrição ao nome operadores, mas fornece informação adicional sobre o mesmo (trata-se de "todos os operadores", que poderão ser "nacionais ou estrangeiros"). Se porventura se tratasse de um adjectivo restritivo, isto é, que limita o significado do antecedente, não poderia ser separado do seu antecedente por vírgula (ex.: houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais e não *houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais).