PT
BR
Pesquisar
Definições



avenças

Será que queria dizer avencas?

A forma avençaspode ser [feminino plural de avençaavença] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de avençaravençar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
avençaravençar
( a·ven·çar

a·ven·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer avença.


verbo pronominal

2. Obrigar-se por avença.

avençaavença
( a·ven·ça

a·ven·ça

)


nome feminino

1. Ajuste.

2. Conciliação entre litigantes.

3. Concórdia.

4. Quantia justa, por serviços, durante um certo prazo.

5. Quantia certa, paga pelo transporte de correspondência no correio, sem selo.

Confrontar: avenca, ovença.


Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.