PT
BR
Pesquisar
Definições



admiravelmente

A forma admiravelmentepode ser [derivação de admiráveladmirável] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
admiravelmenteadmiravelmente
( ad·mi·ra·vel·men·te

ad·mi·ra·vel·men·te

)


advérbio

De modo admirável.

etimologiaOrigem etimológica:admirável + -mente.
admiráveladmirável
( ad·mi·rá·vel

ad·mi·rá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que causa admiração.

2. [Por extensão] [Por extensão] Maravilhoso, delicioso.

vistoPlural: admiráveis.
iconPlural: admiráveis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "admiravelmente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Ao utilizar um parafuso sobre uma rosca, de maneira indevida ou forçada, ocorre um desgaste ou mesmo uma inutilização desta rosca. Sempre utilizei e ouvi o termo "espanar" a rosca. O termo está incorreto?
O verbo espanar, que deriva do italiano spanare e é homónimo do verbo espanar derivado de pano, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o sentido “desgastar (uma rosca) até ao ponto da sua inutilização”, sendo, de acordo com o mesmo dicionário, uma palavra de curso mais generalizado no Brasil.