PT
BR
Pesquisar
Definições



acessibilidade

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acessibilidadeacessibilidade
( a·ces·si·bi·li·da·de

a·ces·si·bi·li·da·de

)


nome feminino

1. Qualidade do que é acessível, do que tem acesso fácil.INACESSIBILIDADE

2. Conjunto de vias de acesso a determinado local (ex.: a área sofreu melhoria de infra-estruturas, acessibilidades e transportes). [Mais usado no plural.]

3. Conjunto de qualidades que determinam a facilidade de acesso a um serviço ou a um conjunto de instalações por todas as pessoas, em especial por pessoas com problemas de mobilidade ou com deficiência (ex.: o decreto estipula as condições de acessibilidade a implementar em edifícios e espaços públicos).

etimologiaOrigem etimológica:latim accessibilitas, -atis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "acessibilidade" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Existe a palavra ressuspender? Se não, qual seria a palavra mais representativa?
Apesar de não se encontrar registado em nenhum dos dicionários por nós consultados, o verbo ressuspender segue as regras de boa formação do português, pela aposição do prefixo re-, que indica repetição, ao verbo suspender, com duplicação da consoante s, para que se mantenha o som [s] (caso contrário, teria de ser pronunciada [z]). Se não quiser utilizar este verbo, poderá optar por uma expressão que indique a mesma noção de repetição (ex.: suspender novamente).