PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

tuberculosa

uadadá | n. m.

Planta tuberculosa do Norte do Brasil....


embude | n. m.

Planta apiácea com raízes tuberculosas....


apitu | n. m.

Planta tuberculosa do Brasil....


escrofulose | n. f.

Constituição especial com tendência para as escrófulas e para outras manifestações de natureza tuberculosa....


Primeiro ataque ao organismo por um germe cujo aparecimento se caracteriza pela positividade da cutirreacção (ex.: priminfecção tuberculosa)....


Primeiro ataque ao organismo por um germe cujo aparecimento se caracteriza pela positividade ("viragem") da cutirreacção (ex.: primo-infecção tuberculosa)....


tuberculoso | adj. n. m. | adj.

Que ou quem está doente com tuberculose....


tuberculizar | v. tr. | v. pron.

Originar tubérculos em....


tuberculemia | n. f.

Conjunto de acidentes mórbidos originados pela reabsorção do veneno tuberculoso....


medulite | n. f.

Inflamação da medula dos ossos, quase sempre de origem tuberculosa....



Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.

Ver todas