PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

papel

Diz-se do papel que tem a consistência e o aspecto do pergaminho....


bifólio | adj.

Suporte de papel ou pergaminho com uma dobra....


brochado | adj.

Diz-se dos livros cujas folhas são cosidas e apenas resguardadas com capas de papel ou cartolina....


cônscio | adj.

Que tem consciência do seu papel social e político e da realidade do seu tempo....


couché | adj. 2 g.

Diz-se de um papel coberto por uma mais camadas de revestimento que lhe conferem um aspecto muito liso e brilhante....


de | prep.

Une ao nome o seu complemento (ex.: folha de papel) e estabelece relação de matéria (ex.: feito de pedra); instrumento (ex.: golpe de espada); modo (ex.: deitado de costas); procedência ou lugar donde (ex.: vir de Lisboa); causa (ex.: morreu de medo); agente (ex.: amado de todos), etc....


esquadrado | adj.

Riscado em quadradinhos (ex.: papel esquadrado)....


Que serve para fotografar ou é próprio para fazer fotografia (ex.: aparelho fotográfico, estúdio fotográfico, papel fotográfico)....


Graduado em milímetros (ex.: escala milimétrica, papel milimétrico, régua milimétrica)....


papiráceo | adj.

Delgado e seco como o papel....


Diz-se das plantas cuja casca pode servir para fazer papel....


regrado | adj.

Que foi riscado com a régua (ex.: papel regrado)....


sonante | adj. 2 g.

Que é cunhado em metal, por oposição ao papel (ex.: moeda sonante)....


Graduado em centímetros (ex.: escala centimétrica, papel centimétrico)....


solfado | adj.

Diz-se do papel pautado, à largura da folha....


vergê | adj. 2 g.

Diz-se do papel, geralmente espesso, cuja textura tem estrias ou vergaduras....



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Na frase "Houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais e estrangeiros", qual é o propósito da vírgula ali colocada? Poder-se-á concluir que a frase significa que houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais, entre todos os operadores estrangeiros e entre todos os operadores nacionais e estrangeiros?
A questão colocada diz respeito, por um lado, ao uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, e, por outro, à diferença entre os grupos adjectivais apositivos e os grupos adjectivais restritivos. Relativamente ao uso da vírgula em geral, poderá consultar a resposta vírgula antes da conjunção e.

No caso da frase em análise, a vírgula é usada para separar o aposto "nacionais e estrangeiros", constituído por dois adjectivos coordenados, do nome que está a qualificar. Este aposto não constitui uma restrição ao nome operadores, mas fornece informação adicional sobre o mesmo (trata-se de "todos os operadores", que poderão ser "nacionais ou estrangeiros"). Se porventura se tratasse de um adjectivo restritivo, isto é, que limita o significado do antecedente, não poderia ser separado do seu antecedente por vírgula (ex.: houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais e não *houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais).


Ver todas