PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

barbaremos

andó | adj. 2 g.

Designativo da barba em ponta....


barbiforme | adj. 2 g.

Que tem forma de barba....


Que tem a barba ou as penas ruivas....


glabro | adj.

Desprovido de pêlos ou barba....


púbere | adj. 2 g.

Que chegou à puberdade....


rasourado | adj.

Que não tem cogulo ou em que se passou a rasoura....


barbípede | adj. 2 g.

Que tem pés ou patas providos de pelos....


malcuidado | adj.

A que não se deu muito cuidado ou atenção (ex.: barba malcuidada)....



Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



O antônimo de infiltrar não seria exfiltrar? Exfiltrar existe?
Os prefixos ex- e in- não possuem necessariamente sentidos opostos: o antónimo de extenso não é intenso, por exemplo.

Quanto ao vocábulo exfiltrar, este não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. O termo surge, no entanto, em algumas páginas de Internet, talvez influência do inglês exfiltrate da gíria militar, de uso recente, porque também ainda não surge em muitos dicionários de língua inglesa. De acordo com um dicionário on-line, o Infoplease Dictionary, o verbo exfiltrate (= exfiltrar) significa em inglês "escapar de uma área sob controlo inimigo".


Ver todas