PT
BR
Pesquisar
Definições



sobejo

A forma sobejopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de sobejarsobejar], [adjectivoadjetivo], [advérbio] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sobejosobejo
|â| ou |ê| ou |âi| |ê|
( so·be·jo

so·be·jo

)


adjectivoadjetivo

1. Que sobra ou excede. = EXCESSIVO

2. Que supera o necessário. = ENORME, GRANDE, INTENSO, NÍMIO

3. Que mostra ousadia. = ATREVIDO, AUDAZ, OUSADO


nome masculino

4. O que fica de alguma coisa, depois de se ter retirado uma ou várias partes. (Mais usado no plural.) = RESTANTE, RESTO, SOBRA


advérbio

5. Em grau elevado. = BASTANTE, MUITO, SOBEJAMENTE

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa, talvez do latim super, sobre.
sobejarsobejar
( so·be·jar

so·be·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Ser demasiado; exceder o necessário. = SOBRAR

2. Haver muito. = ABUNDAR

3. [Antigo] [Antigo] Superar; sobressair.


verbo pronominal

4. Ter de mais, ter de sobejo.

etimologiaOrigem etimológica:sobejo + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sobejo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.