PT
BR
Pesquisar
Definições



qual

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
qualqual


pronome relativo

1. Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de sujeito e relacionado com um antecedente (ex.: escreveu um tratado, o qual foi obra de referência durante décadas). = QUE

2. Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de complemento directo e relacionado com um antecedente (ex.: recebi uma carta vossa, a qual li com toda a atenção). = QUE

3. Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de complemento indirecto ou de complemento preposicionado e relacionado com um antecedente (ex.: a pessoa à qual entregou a tarefa é competente; os rapazes dos quais falavam são filhos dela; o assunto ao qual se referem está encerrado). = QUE


determinante interrogativo

4. Serve para determinar algo ou alguém entre vários (ex.: o jogador ainda não sabe com qual camisola entrará em campo; qual livro quer comprar?). = QUE


pronome interrogativo

5. Usa-se para questionar algo ou alguém de entre vários (ex.: cabe ao vencedor dizer qual dos prémios prefere; tendo de escolher entre dois males, qual é o menor?).


conjunção comparativa

6. Usa-se para ligar frases por subordinação e indica comparação (ex.: retrai-se quando lhe tocam, qual animal acossado; o líder resolveu lutar qual um samurai lutaria).


interjeição

7. Usa-se para exprimir dúvida, incredulidade ou negação.

8. Usa-se seguido de nome e, geralmente, das locuções qual carapuça ou qual quê, para indicar negação (ex.: qual engenheiro, qual carapuça, ele é um aldrabão; o carro dele é alugado, qual carro novo, qual quê!).

etimologiaOrigem etimológica:latim qualis, -e.
Ver também resposta à dúvida: pronomes relativos "que" e "o qual".


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).