PT
BR
Pesquisar
Definições



mecha

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mechamecha
|è| |è|
( me·cha

me·cha

)


nome feminino

1. Cordão, fio ou feixe de fios envolvido em cera ou combustível, próprio para manter o lume quando aceso. = PAVIO, TORCIDA

2. Rastilho.

3. Morrão (para comunicar fogo).

4. Gaze ou algodão que se introduz numa ferida para que não cerre em falso.

5. Pedaço de toucinho para lardear.

6. Enxofre preparado para defumar vasilhas de aduela.

7. Ressalto (de uma tábua) para encaixar numa ranhura.

8. Espigão.

9. [Figurado] [Figurado] Maçada, estopada.

10. [Marinha] [Marinha] Parte inferior do mastro que encaixa na carlinga.

11. Parte superior do mastro no topo do calcês.

12. Porção de cabelos. = MADEIXA, MELENA


na mecha

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Muito depressa.

etimologiaOrigem etimológica:francês mèche.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mecha" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.