PT
BR
Pesquisar
Definições



maioritariamente

A forma maioritariamentepode ser [derivação de maioritáriomaioritário] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maioritariamentemaioritariamente
( mai·o·ri·ta·ri·a·men·te

mai·o·ri·ta·ri·a·men·te

)


advérbio

De modo maioritário.

etimologiaOrigem etimológica:maioritário + -mente.
maioritáriomaioritário
( mai·o·ri·tá·ri·o

mai·o·ri·tá·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que pertence à maioria.

2. Que tem a maioria dos eleitores ou o maior número de deputados na Assembleia da República.

3. Diz-se de um sistema de votação em que a maioria absoluta triunfa, sem que se tomem em linha de conta os sufrágios expressos pelas minorias.


nome masculino

4. Aquele que está em maioria.

5. Partidário deste sistema de votação ou do que com ele se relaciona.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: MAJORITÁRIO

etimologiaOrigem etimológica:francês majoritaire.


Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.