PT
BR
Pesquisar
Definições



indemnizado

A forma indemnizadopode ser [masculino singular particípio passado de indemnizarindenizar], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
indemnizadoindenizado
( in·dem·ni·za·do

in·de·ni·za·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se indemnizou.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem recebeu compensação ou indemnização (ex.: família indemnizada; lista de indemnizados).

etimologiaOrigem etimológica:particípio de indemnizar.
grafiaGrafia no Brasil:indenizado.
grafiaGrafia no Brasil:indenizado.
grafiaGrafia em Portugal:indemnizado.
grafiaGrafia em Portugal:indemnizado.
indemnizarindenizar
( in·dem·ni·zar

in·de·ni·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar compensação ou reparação a, por perda ou dano sofrido.

2. Ressarcir.

Confrontar: endemizar.
grafiaGrafia no Brasil:indenizar.
grafiaGrafia no Brasil:indenizar.
grafiaGrafia em Portugal:indemnizar.
grafiaGrafia em Portugal:indemnizar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "indemnizado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).