PT
BR
Pesquisar
Definições



espinhaço

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espinhaçoespinhaço
( es·pi·nha·ço

es·pi·nha·ço

)


nome masculino

1. Espinha grande.

2. Série de vértebras articuladas ao longo do corpo dos animais. = COLUNA VERTEBRAL, ESPINHA DORSAL

3. Parte exterior do corpo desde o pescoço até à região lombar. = COSTAS, DORSO

4. [Figurado] [Figurado] Aresta de monte. = SERRO

5. [Figurado] [Figurado] Cadeia montanhosa. = CORDILHEIRA, SERRANIA

etimologiaOrigem etimológica:espinha + -aço.

Auxiliares de tradução

Traduzir "espinhaço" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Qual o adjetivo relativo ao substantivo plexo?
Nas obras de referência consultadas, não encontrámos registo de nenhum adjectivo relativo a plexo, a não ser no Dicionário Médico de L. Manuila (Lisboa: Climepsi Editores, 2001), onde plexural aparece registado como o adjectivo relativo a plexo. Este vocábulo plexural é de formação irregular em português (o regular seria, por exemplo, plexal ou pléxico, formas não atestadas), sendo um empréstimo da língua inglesa, fenómeno relativamente frequente em áreas técnicas como a anatomia.