PT
BR
Pesquisar
Definições



empapado

A forma empapadopode ser [masculino singular particípio passado de empaparempapar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
empapadoempapado
( em·pa·pa·do

em·pa·pa·do

)


adjectivoadjetivo

Reduzido a papa; ensopado; embebido.

empaparempapar
( em·pa·par

em·pa·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Embeber; ensopar.

2. Reduzir a papas.

3. Mergulhar (num líquido para que fique como papas aquilo que nele se mete).

4. Cobrir de papas.

5. Caldear (a farinha do malte no fabrico da cerveja).

6. Tornar pouco violento (o golpe ou o choque de).

7. [Figurado] [Figurado] Imbuir, incutir.

8. Engodar, seduzir.

9. [Brasil] [Brasil] Encher o papo (a galinha).


verbo intransitivo

10. Chegar a muleta ou o capote à cabeça do touro para que este fixe neles o olhar.


verbo pronominal

11. Reduzir-se a papas; embeber-se; ensopar-se.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).




Na frase "Houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais e estrangeiros", qual é o propósito da vírgula ali colocada? Poder-se-á concluir que a frase significa que houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais, entre todos os operadores estrangeiros e entre todos os operadores nacionais e estrangeiros?
A questão colocada diz respeito, por um lado, ao uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, e, por outro, à diferença entre os grupos adjectivais apositivos e os grupos adjectivais restritivos. Relativamente ao uso da vírgula em geral, poderá consultar a resposta vírgula antes da conjunção e.

No caso da frase em análise, a vírgula é usada para separar o aposto "nacionais e estrangeiros", constituído por dois adjectivos coordenados, do nome que está a qualificar. Este aposto não constitui uma restrição ao nome operadores, mas fornece informação adicional sobre o mesmo (trata-se de "todos os operadores", que poderão ser "nacionais ou estrangeiros"). Se porventura se tratasse de um adjectivo restritivo, isto é, que limita o significado do antecedente, não poderia ser separado do seu antecedente por vírgula (ex.: houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais e não *houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais).