PT
BR
Pesquisar
Definições



desnudação

A forma desnudaçãopode ser [derivação feminino singular de desnudardesnudar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desnudaçãodesnudação
( des·nu·da·ção

des·nu·da·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de desnudar ou de se desnudar. = DESNUDAMENTO

2. [Geologia] [Geologia] Desgaste ou remoção da superfície de um relevo devido à erosão.

3. [Religião católica] [Religião católica] Estado dos altares nus de toalhas e ornamentos durante as Endoenças ou ofícios religiosos da Quinta-Feira Santa.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: DENUDAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:desnudar + -ção.
desnudardesnudar
( des·nu·dar

des·nu·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Deixar ou ficar nu. = DESCOBRIR, DESPIRCOBRIR, VESTIR


verbo transitivo

2. Tirar a cobertura ou a protecção de algo.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio *desnudare, do latim denudo, -are, despir.
Confrontar: desnodar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "desnudação" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).