PT
BR
Pesquisar
Definições



derrocada

A forma derrocadapode ser [feminino singular de derrocadoderrocado], [feminino singular particípio passado de derrocarderrocar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
derrocadaderrocada
( der·ro·ca·da

der·ro·ca·da

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de derrocar. = DERROCAMENTO

2. Queda de uma estrutura ou edifício, geralmente com estrondo (ex.: derrocada de uma falésia; derrocada de um prédio). = DESABAMENTO, DESMORONAMENTO

3. [Figurado] [Figurado] Perda de importância, influência, pretígio ou valor (ex.: derrocada de um império; alguns títulos sofreram com a derrocada nas bolsas de valores internacionais). = DECLÍNIO, QUEDA

etimologiaOrigem etimológica:derrocar + -ada.
derrocarderrocar
( der·ro·car

der·ro·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Demolir, deitar abaixo (o que estava em alto).

2. [Figurado] [Figurado] Abater, humilhar (soberbos, poderosos).

3. Destruir, desmoronar-se.

derrocadoderrocado
( der·ro·ca·do

der·ro·ca·do

)


adjectivoadjetivo

Derrubado, arruinado, desmoronado.

Auxiliares de tradução

Traduzir "derrocada" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).