PT
BR
Pesquisar
Definições



cadastro

A forma cadastropode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de cadastrarcadastrar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cadastrocadastro
( ca·das·tro

ca·das·tro

)


nome masculino

1. Recenseamento da população. = CENSO

2. Registo dos bens de raiz de um país, região, etc.

3. Registo descritivo dos prédios rústicos ou urbanos de uma região.

4. Registo policial ou judicial de criminosos ou de penas aplicadas.

5. Conjunto de dados pertinentes de pessoas ou entidades que são clientes, utilizadores, beneficiários ou associados de uma instituição.

6. Documento em que é feito um destes registos.


Cadastro de Pessoas Físicas

Registo individual de cada contribuinte na Receita Federal Brasileira, a que corresponde um número e um cartão (sigla: CPF).

etimologiaOrigem etimológica:francês cadastre.
cadastrarcadastrar
( ca·das·trar

ca·das·trar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer o cadastro de.


verbo transitivo e pronominal

2. Fornecer dados pessoais para ficar inscrito em alguma coisa ou associado a um serviço.

etimologiaOrigem etimológica:cadastro + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cadastro" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.