PT
BR
Pesquisar
Definições



cúrias

A forma cúriasé [feminino plural de cúriacúria].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cúriacúria
( cú·ri·a

cú·ri·a

)


nome feminino

1. Subdivisão de tribo, entre os romanos.

2. Lugar de reunião de cada uma dessas tribos romanas.

3. Lugar de reunião do senado romano.

4. Senado romano.

5. Classe dos curiais.

6. [Religião] [Religião] Corte do papa.

7. [Religião] [Religião] Tribunal pontifício ou eclesiástico.


cúria diocesana

[Religião] [Religião]  Órgão de administração de uma diocese.

cúria episcopal

[Religião] [Religião]  O mesmo que cúria diocesana.

cúria romana

[Religião] [Religião]  Órgão de administração da Santa Sé.

etimologiaOrigem etimológica:latim curia, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cúrias" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.