PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

íngua

caroço | n. m.

Parte dura de certos frutos que encerra a semente....


íngua | n. f.

Ingurgitamento de uma glândula linfática na virilha, no pescoço ou na axila....


encórdio | n. m.

Tumefacção inflamatória dos gânglios linfáticos das axilas ou das virilhas....


PALOP | n. m. 2 núm.

Acrónimo de país africano de língua oficial portuguesa....


acrónimo | n. m.

Palavra formada com as letras ou sílabas iniciais de uma sequência de palavras, pronunciada sem soletração das letras que a compõem (ex.: OVNI, por objecto voador não identificado, e PALOP, por país africano de língua oficial portuguesa, são acrónimos)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Está correto usar desimobilizar como antônimo de imobilizar? Se não, que palavra utilizar para o ato contrário à imobilização?
As palavras desimobilizar, desmobilizar e mobilizar são antónimas de imobilizar, assim como desimobilização, desmobilização e mobilização são antónimos de imobilização.

Ver todas