PT
BR
Pesquisar
Definições



tântalo-africano

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tântalo-africanotântalo-africano
( tân·ta·lo·-a·fri·ca·no

tân·ta·lo·-a·fri·ca·no

)
Imagem

OrnitologiaOrnitologia

Ave de porte médio, da família dos ciconiídeos (Mycteria ibis), de plumagem em tom branco rosado, com a ponta das asas pretas e bico amarelo comprido, ligeiramente curvado para baixo na extremidade.


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave de porte médio, da família dos ciconiídeos (Mycteria ibis), de plumagem em tom branco rosado, com a ponta das asas pretas e bico amarelo comprido, ligeiramente curvado para baixo na extremidade.Imagem = CEGONHA-DE-BICO-AMARELO

vistoPlural: tântalos-africanos.
etimologiaOrigem etimológica:tântalo + africano.
iconPlural: tântalos-africanos.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.




A palavra correcta é écran ou ecrãn?
Em português, a grafia correcta é ecrã, adaptação do francês écran, como pode verificar clicando na hiperligação do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Relativamente às formas que menciona, a grafia écran corresponde à palavra francesa e a forma *ecrãn está incorrecta porque o til (~) da letra a já indica a nasalidade desse som, não havendo por isso necessidade de uma consoante nasal final.