Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

snifar

snifarsnifar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sni·far sni·far

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

Aspirar pelo nariz.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "snifar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...quanto ir a Pisa e tirar uma fotografia a segurar a torre ou alguém snifar cocaína num filme como desculpa para superar uma dor fulminante..

Em Cinema Notebook

Paulo, da violência em cada esquina, das crianças a snifar cola..

Em Billy-News

...snif snif) (isto de "snif snif snif" é choraminguice, não pensem que estou a snifar cola para esquecer a tristeza) Ora bem: todo o catálogo Tinta-da-china (com descontos até...

Em Dedos de Conversa

METOO Andar no escuro ilumina-me como num jogo a cabra cega dilu Ente Fausto um pacto contra o Impossível dilu Ente Fausto um facto do Possível dilu Ente Fausto a oficina do eterno retorno In Possível dilu Ente Politicamente feio poeticamente belo horrível é não haver um cidadão um voto mas um pulha um devoto um morto …

Em Pulga

Olá a todos! E já estão certamente a pensar neste título absurdamente genial que coloquei. Já sabem todos do que se trata? Este é talvez, um dos maiores problemas do quotidiano de toda a gente! Para os mais desatentos, pergunto-vos: Qual a pior coisa que vos pode acontecer? Não falo de falecimentos, doenças prolongadas…

Em pensadordecenas.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como classificar a palavra desalmado quanto à sua formação?
A palavra desalmado é habitualmente considerada um adjectivo formado por derivação parassintética, isto é, com aposição simultânea de prefixo (des-) e sufixo (-ado) à palavra alma. No entanto, a existência do verbo desalmar, formado através do mesmo processo de parassíntese (des- + alma + -ar), implica que a palavra desalmado seja também uma flexão verbal, correspondendo ao particípio passado do verbo desalmar, que pode ser usado com valor adjectival.



É correto dizer "sói acontece"? Ou seria "sói acontecer"?
O verbo soer, sinónimo de costumar ou ser frequente, é actualmente de uso raro na língua, conjugando-se principalmente nas terceiras pessoas do presente (sói, soem) e do pretérito imperfeito (soía, soíam) do indicativo.

Pesquisas em corpora e em motores de busca revelam uma frequência mais elevada deste verbo nos séculos XV e XVI, nomeadamente em obras de autores como Fernão Lopes, Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, João de Barros ou Luís de Camões, ocorrendo em construções transitivas, sobretudo com orações infinitivas (ex.: que reis e duques soíam temer), e intransitivas (ex.: e ali folgou o rei mais do que soía; que os navios fossem e voltassem como soíam).

Presentemente, o emprego do verbo soer é essencialmente erudito, recaindo maioritariamente em construções com orações infinitivas como complemento directo (ex.: um filme alternativo, como sói dizer-se; a figura do professor, que soía ser uma referência, tem vindo a esbater-se) ou como sujeito (ex.: soía fazer frio no Inverno, mas agora nem as aves migram).

pub

Palavra do dia

re·tror·re·flec·tor |ètô|re·tror·re·fle·tor |ètô|re·tror·re·fle·tor |ètô|


(retro- + reflector)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Que ou aquilo que reflecte a radiação, geralmente a luz, de forma que os raios sejam paralelos aos raios incidentes, mas em sentido oposto (ex.: superfície retrorreflectora; o ciclista deve usar retrorreflectores).


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: retrorrefletor.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: retrorreflector.


• Grafia no Brasil: retrorrefletor.

• Grafia em Portugal: retrorreflector.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/snifar [consultado em 18-08-2022]