Significado de rir-no-los

    A forma rir-no-lospode ser [infinitivo de rirrir], [masculino singular de rirrir], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de rirrir], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de rirrir], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de rirrir] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de rirrir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    rirrir
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo e pronominal

    1. Manifestar o riso.

    2. Mostrar alegria ou divertimento. = SORRIR

    3. Causar alegria.

    4. [Popular] [Popular] Fender-se, rasgar-se.

    verbo transitivo

    5. Achar graça a (ex.: rio-me sempre das histórias dele).

    6. Fazer troça de ou gozar com. = CHALACEAR, ESCARNECER, GOZAR, GRACEJAR, ZOMBAR

    etimologiaOrigem:latim rideo, -ere.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    cefísio | adj.

    Relativo a Cefiso, rio da Grécia....


    cispadano | adj.

    Que fica aquém do rio Pó....


    divertido | adj.

    Que gosta de rir ou de fazer rir....


    gangético | adj.

    Do rio Ganges ou a ele relativo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "rir-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Gostaria de saber qual a pronunciação correcta para a palavra nome. A minha dúvida reside na leitura da letra o. É lida como um o aberto como por exemplo na palavra fome ou é lida como um o fechado como na primeira sílaba da palavra porto?