Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

refugiado

refugiadorefugiado | adj. n. m.
masc. sing. part. pass. de refugiarrefugiar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

re·fu·gi·a·do re·fu·gi·a·do


(particípio de refugiar)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. Que ou aquele que tomou refúgio, que se refugiou.

2. Que ou quem é forçado a abandonar o seu país por motivo de guerra, desastre natural, perseguição política, religiosa, étnica, etc.


re·fu·gi·ar re·fu·gi·ar

- ConjugarConjugar

(refúgio + -ar)
verbo transitivo

1. Dar abrigo. = ABRIGAR, ASILAR

2. [Figurado]   [Figurado]  Tornar mais suave (ex.: refugiar a dor).

verbo pronominal

3. Recolher-se num refúgio. = ABRIGAR-SE, ASILAR-SE

4. Retirar-se para lugar considerado seguro. = ABRIGAR-SE, RESGUARDAR-SE

5. Sair para um país estrangeiro por motivo de guerra, desastre natural, perseguição política, religiosa, étnica, etc. = ASILAR-SE, EXPATRIAR-SE

6. [Figurado]   [Figurado]  Buscar protecção ou conforto junto de (ex.: refugiar-se em casa; refugiar-se na leitura).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "refugiado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...uma lista de dez foragidos vinculados a uma facção criminosa paulista que teriam se refugiado em garimpos na selva..

Em blog0news

...outras instituições de Ensino Superior e o ingresso de estrangeiros portadores de visto de refugiado , humanitário ou reunião familiar;;

Em Caderno B

Talvez você tenha sido vítima de guerra, forçado a se tornar um refugiado ou deslocado de sua casa..

Em confrariadearton.blogspot.com

Escapou aos Boko Haram e acabou por ser uma das maiores promessas mundiais do xadrez. Com apenas 11 anos, Tani Adewuni já colecciona troféus e ambiciona ser o melhor do mundo. Se Tani Adewuni já era excepcional por ser um prodígio do xadrez com apenas 11 anos, a sua história de vida torna o seu percurso ainda mais notável…

Em VISEU, terra de Viriato.

destino do refugiado no abismo entre as culturas e os continentes", segundo o júri..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se as palavras escritas em letras maiúsculas são acentuadas. Ex.: ÁRVORE.
Na ortografia portuguesa, as palavras têm a mesma acentuação independentemente de serem grafadas com letras maiúsculas ou minúsculas. Assim, se pretender escrever árvore, ébano, ímpeto, óbito, único com inicial maiúscula ou totalmente em maiúsculas, deverá escrever Árvore ou ÁRVORE, Ébano ou ÉBANO, Ímpeto ou ÍMPETO, Óbito ou ÓBITO ou Único ou ÚNICO.

O texto do Acordo Ortográfico, que regula a ortografia do português europeu e que tem regras específicas para o uso de maiúsculas nas bases XXXIX a XLVII, não refere explicitamente este assunto, mas o próprio texto legal contém sempre acentos em maiúsculas, nomeadamente em palavras como "MINISTÉRIO", "Ámon", "Áustria-Hungria", "Nun'Álvares", "Índias" ou no nome do Presidente da República em 1945, "ANTÓNIO ÓSCAR DE FRAGOSO CARMONA".

Outras ortografias de línguas românicas próximas do português, como o espanhol ou o francês, têm o mesmo comportamento. A Real Academia Española (Ortografía de la Lengua Española, Madrid: Editorial Espasa Calpe, 1999, p. 53) refere explicitamente que as maiúsculas levam acento e que a Academia nunca estabeleceu uma norma em sentido contrário. Quanto ao francês, a tradição escolar costuma ensinar que as maiúsculas podem não ser acentuadas, não sendo essa, no entanto, a posição da Académie Française, que recomenda o uso sistemático das maiúsculas acentuadas; também a União Europeia, no Código de Redacção Interinstitucional relativo ao francês postula que as maiúsculas são, em princípio, sempre acentuadas (http://publications.europa.eu/code/fr/fr-240203.htm).




Gostaria de aproveitar o canal para verificar a pronúncia correta da palavra extras. O e apresenta som aberto ou fechado?
A palavra extra, no português do Brasil, é geralmente pronunciada com e fechado [e] (como o e de pêra), sendo o x pronunciado como [s] (como o s de sopa). Já no português europeu, é mais comum a produção desse e como o ditongo [áj] (como em peixe; sendo a vogal semifechada [á] aproximada ao a de cano no português do Brasil), ou como [È] (como em mel), sendo o x pronunciado como [S] (como em chave).
pub

Palavra do dia

chi·me·co |é|chi·me·co |é|


(inglês shoemaker, sapateiro)
nome masculino

[Portugal: Madeira, Informal]   [Portugal: Madeira, Informal]  Pessoa de baixa estatura. = BAIXOTE

Confrontar: chumeco.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/refugiado [consultado em 29-11-2021]