PT
BR
Pesquisar
Definições



pássaro-do-algodão-do-cabo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pássaro-do-algodão-do-cabopássaro-do-algodão-do-cabo
( pás·sa·ro·-do·-al·go·dão·-do·-ca·bo

pás·sa·ro·-do·-al·go·dão·-do·-ca·bo

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Anthoscopus minutus) da família dos remizídeos. = CHAPIM-DO-ALGODÃO-DO-CABO

etimologiaOrigem etimológica:pássaro + do + algodão + do + Cabo [da Boa Esperança], topónimo [cabo situado na África do Sul].

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Questiono a existência da palavra extrudido ou estará incorrecta? Encontrei a palavra associada ao estado de alumínio, alumínio extrudido.
O vocábulo extrudido significa "que é obtido por extrusão", isto é, “que foi forçado a passar por uma fieira ou por um orifício para ficar com formato alongado”, sendo um adjectivo que qualifica essencialmente materiais maleáveis, plásticos ou metálicos (ex.: acrílico extrudido, alumínio extrudido, poliestireno extrudido). Esta palavra, que não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa consultados, é muito usada em domínios tecnológicos e industriais. Corresponde ao particípio passado do verbo extrudir (também ele ainda não registado em dicionários gerais de língua portuguesa), derivado do verbo latino extrudere, que significa "empurrar para fora", "obrigar a sair". Este verbo ou o respectivo particípio adjectival encontram-se já atestados em dicionários gerais de outras línguas modernas como o espanhol (extrudir), o francês (extrudé) ou o inglês (extrude).
Paralelamente, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa o adjectivo extrudado, com o mesmo significado acima atribuído a extrudido, tendo como etimologia uma derivação algo irregular pela aposição do sufixo verbal regular -ar ao radical extrud-, que seria uma alteração do radical extrus-, presente na palavra extrusão.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).