PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

rajado

rajado | adj.

Que tem raias ou riscas....


rajada | n. f.

Variedade de maçã....


rajado | n. m.

Território ou reinado de um rajá....


rajadão | n. m.

Ave passeriforme (Batara cinerea) da família dos tamnofilídeos....


Ave passeriforme (Xiphorhynchus fuscus) da família dos furnariídeos....


Ave (Malacoptila striata) da família dos buconídeos....


Designação dada a várias variedades de feijão cujas sementes são riscadas com estrias de cor....


Ave passeriforme (Machaeropterus regulus) da família dos piprídeos....


Ave apodiforme (Ramphodon naevius) da família dos troquilídeos....


Ave passeriforme (Myiodynastes maculatus) da família dos tiranídeos....



Dúvidas linguísticas



Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.


Ver todas