PT
BR



    Significado de palmo-vo-lo

    A forma palmo-vo-lopode ser [masculino singular de palmopalmo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de palmarpalmar].

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "palmo-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    apalmado | adj.

    Que tem uma das mãos a mostrar a palma....


    casquinho | adj.

    Que tem o casco muito cheio de palma, e por isso fácil de encravar....


    empalmado | adj.

    Escondido, encoberto na palma da mão....


    espalmado | adj.

    Plano ou aberto com a palma da mão....


    palmati- | elem. de comp.

    Exprime a noção de dividido como os dedos da mão (ex.: palmatinervado)....




    Dúvidas linguísticas


    Gostava que me informassem que nome se dá a um texto em que as iniciais de cada palavra forma uma nova palavra quando lido na vertical, como este:
    Paciente
    Amigo
    Inteligente.
    E qual o adjectivo para caracterizar este texto?


    Em português, há algum fenómeno especial com os advérbios em -mente quando vão seguidos numa frase (ou com uma conjunção no meio)? Tanto em espanhol como em catalão há um comportamento curioso, em que algum dos advérbios perde o -mente: Simple y llanamente (em espanhol, se há dois ou mais, só o último fica "completo"); Exclusivament i principal (em catalão, não é obrigatório mas, se acontece, só o último fica sem o -mente). Li que o francês e o italiano mantêm sempre o -mente. E em português?