PT
BR
Pesquisar
Definições



oporás

A forma oporásé [segunda pessoa singular do futuro do indicativo de oporopor].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
oporopor
|ô| |ô|
( o·por

o·por

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Elevar contra.

2. Pôr em frente.

3. Pôr do outro lado.

4. Colocar como obstáculo.

5. Pôr (para formar contraste).

6. Objectar.


verbo pronominal

7. Impedir, obstar.

8. Ser contrário.

9. Ser concorrente; ir a concurso (ex.: não preenche os requisitos para se opor ao concurso).

etimologiaOrigem etimológica:latim oppono, -ere.

Auxiliares de tradução

Traduzir "oporás" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Tenho dúvidas na construção desta frase: "caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar" ou "caso tenha dúvidas, não hesite perguntar". Não sei qual a mais correcta.
As duas frases apresentadas encontram-se correctas, pois o verbo hesitar, quando selecciona uma frase infinitiva, pode ser transitivo directo, isto é, selecciona um complemento que não é regido por preposição (ex.: não hesite perguntar) ou transitivo indirecto, isto é, selecciona um complemento regido por preposição (ex.: não hesite em perguntar). Pesquisas em corpora e motores de busca mostram no entanto que a construção como transitivo indirecto (hesitar em) é mais usual.