Significado de mutuar-no-la

    A forma mutuar-no-lapode ser [infinitivo de mutuarmutuar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de mutuarmutuar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de mutuarmutuar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de mutuarmutuar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de mutuarmutuar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    mutuarmutuar
    ( mu·tu·ar

    mu·tu·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar ou tomar como empréstimo sobre penhor.

    2. Trocar entre si. = PERMUTAR

    etimologiaOrigem:latim mutuo, -are, tomar dinheiro emprestado.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    mutuado | adj.

    Dado ou tomado como empréstimo....


    mutuante | adj. 2 g. n. 2 g.

    Que ou pessoa que mutua ou dá por empréstimo....


    mutuar | v. tr.

    Dar ou tomar como empréstimo sobre penhor....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "mutuar-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.