Significado de lindo-no-las

    A forma lindo-no-laspode ser [masculino singular de lindolindo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de lindarlindar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lindolindo
    ( lin·do

    lin·do

    )

    adjectivoadjetivo

    1. Belo; formoso.

    2. Elegante; gentil.

    3. Agradável, airoso.

    4. [Irónico] [Irônico] Que é digno de reprovação (ex.: lindas horas para chegar a casa!). = BONITO

    interjeição

    5. [Informal] [Informal] Expressão usada para indicar aprovação ou surpresa. = BOA, BONITO

    6. [Informal, Irónico] [Informal, Irônico] Expressão usada para indicar desagrado, ironia ou reprovação (ex.: Lindo! Deixei as chaves em casa!). = BONITO


    lindo de morrer

    •Extraordinariamente belo ou bonito.

    etimologiaOrigem:etimologia duvidosa.

    Secção de palavras relacionadas

    lindarlindar
    ( lin·dar

    lin·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Confinar.

    verbo transitivo

    2. Pôr marcos ou lindas em.

    3. Demarcar.

    etimologiaOrigem:latim limito, -are, delimitar, fixar, determinar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lindo-no-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    lindeiro | adj.

    Que está no limite de um espaço ou confina com um espaço (ex.: área lindeira, imóvel lindeiro, lote lindeiro)....


    venusto | adj.

    Que tem grande beleza (ex.: rosto venusto; versos venustos)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lindo-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Na definição da palavra "vinil" (https://dicionario.priberam.org/vinil), no ponto 3 apresentam o seguinte texto:
      "Disco fonográfico feito desse material (ex.: tinha todos os vinis do seu músico preferido)."
      Ora, esta palavra (vinis) simplesmente não existe. Assim como é errado usar a palavra vinil para se referir a um disco de vinil. Vinil é apenas o material do qual os discos são feitos. O exemplo que apresentam é muito usado actualmente, mas infelizmente está incorrecto. Assim, o termo certo para se referir a este fonograma é "disco" ou "disco de vinil". Nunca "um vinil" e muito menos "os vinis".