PT
BR
Pesquisar
Definições



lematização

A forma lematizaçãopode ser [derivação feminino singular de lematizarlematizar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lematizaçãolematização
( le·ma·ti·za·ção

le·ma·ti·za·ção

)


nome feminino

[Linguística] [Lingüística] [Linguística] Acção ou processo para identificar o lema de uma palavra flexionada ou para agrupar palavras pelo lema.

etimologiaOrigem etimológica:lematizar + -ção.
lematizarlematizar
( le·ma·ti·zar

le·ma·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Linguística] [Lingüística] [Linguística] Identificar o lema de uma palavra flexionada ou agrupar palavras pelo lema (ex.: o analisador morfológico lematiza as formas encontradas; construímos o glossário lematizando algumas palavras do livro).

etimologiaOrigem etimológica:latim lemma, -atis, assunto, tema, do grego lêmma, -atos, o que é recebido, ganho, lucro + -izar.

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.