Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

lagarta

lagartalagarta | n. f.
fem. sing. de lagartolagarto
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

la·gar·ta la·gar·ta


(latim lacerta, -ae, lagarto)
nome feminino

1. [Entomologia]   [Entomologia]  Primeira fase da vida dos insectos lepidópteros.Ver imagem

2. [Informal]   [Informal]  Lagartixa.

3. [Tecnologia]   [Tecnologia]  Cinta sem fim, feita de segmentos metálicos articulados e interpostos entre as rodas de um veículo e o solo, que lhes permite deslocar-se em todos os terrenos.Ver imagem = RASTO, RASTRO


la·gar·to la·gar·to


(latim lacertus, -i)
nome masculino

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Réptil sáurio, de cabeça oval e corpo quase cilíndrico, muito ágil, e de muita utilidade para a agricultura, por se alimentar de insectos.

2. Sardão.

3. [Ictiologia]   [Ictiologia]  Peixe dos Açores.

4. Polpa da perna.

5. [Portugal]   [Portugal]   [Culinária]   [Culinária]  Tira de carne suína retirada da zona entre o lombo e o entrecosto (ex.: lagartos de porco preto grelhados). [Mais usado no plural.]

6. Aparelho com que se apertam as rolhas de cortiça.

7. [Marinha]   [Marinha]  Passadeira com tiras de gacheta.

8. [Informal]   [Informal]  Adepto do Sporting Clube de Portugal. = SPORTINGUISTA

9. [Brasil]   [Brasil]  Tendão.


lagarto do braço
Parte carnuda entre o cotovelo e o ombro.

lagarto, lagarto
[Informal]   [Informal]  Exclamação usada para afastar perigos ou acontecimentos nefastos; cruzes, canhoto.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "lagarta" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Por: AGROLINK - Eliza Maliszewski Um novo bioinseticida promete alta taxa de conrole da lagarta -do-cartucho (Spodoptera frugiperda)..

Em Caderno B

As principais pragas são brocadas-pontas, traça-das-castanhas, pulgão-da-flor (inflorescência), tripes e lagarta -saia-justa..

Em Caderno B

...a vespa em em seu redor ao mesmo tempo que a outra mata a lagarta e emerge após dez dias do interior da carcaça da lagarta ..

Em VISEU, terra de Viriato.

Entre elas, a problemática lagarta -do-cartucho (Spodoptera frugiperda), considerada uma das principais pragas agrícolas do milho..

Em Caderno B

...metade do prémio da Champions em álcool gel para desinfetar o trono de gosma lagarta ..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Colibri diz-se: Culibri? ou Colibri (com o som do -o- aberto)? Li que a sílaba acentuada é a última? Sendo aguda, que som tem a sílaba Co-? E porquê, ou seja qual é a regra para a pronunciação desta palavra?
Na questão colocada, está em causa a qualidade da vogal de uma sílaba átona, e não a sua acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: colibri).

A letra o pode corresponder ao som [o], como em avô ou dor, ao som [ɔ], como em avó ou corda, ou ao som [u], como em comida ou carro.

No português europeu, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o das palavras corda e cordão, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra corda (com acento tónico em cor) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em cordão pois a sílaba tónica passou a ser a última cordão. Esta regra geral pode aplicar-se a colibri (como a sílaba tónica é bri, a sílaba co- pode pronunciar-se [ku]), mas no caso desta palavra, há informação lexical, isto é, relativa à própria palavra e não às regras mais gerais da língua, que faz com que, por motivos etimológicos ou outros, a maioria dos falantes pronuncie [kɔ]libri. Esta é então também a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/lagarta [consultado em 27-10-2021]