PT
BR
Pesquisar
Definições



induzido

A forma induzidopode ser [masculino singular particípio passado de induzirinduzir], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
induzidoinduzido
( in·du·zi·do

in·du·zi·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se induziu.

2. Que recebeu estímulo ou incentivo para alguma coisa.

3. [Medicina] [Medicina] Que foi provocado por substâncias químicas ou medicamentosas ou por outros meios artificiais (ex.: coma induzido; parto induzido).

4. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Que recebeu a indução eléctrica.


nome masculino

5. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Órgão de uma máquina eléctrica em que se produzem correntes induzidas.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de induzir.
induzirinduzir
( in·du·zir

in·du·zir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Aconselhar e levar (alguém) a um acto.

2. Instigar; incutir.

3. Deduzir.

4. Inferir.

5. Revestir, guarnecer.

6. [Física] [Física] Comunicar indução a.

Auxiliares de tradução

Traduzir "induzido" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).