PT
BR
Pesquisar
Definições



imolará

Será que queria dizer IMOLARA?

A forma imolaráé [terceira pessoa singular do futuro do indicativo de imolarimolar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
imolarimolar
( i·mo·lar

i·mo·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Oferecer em sacrifício, matando. = SACRIFICAR

2. Assassinar, massacrar, matar.

3. [Figurado] [Figurado] Prescindir de algo. = SACRIFICAR


verbo transitivo e pronominal

4. Prejudicar(-se), arruinar(-se).


verbo pronominal

5. Sacrificar(-se), tirando a própria vida, geralmente por meio do fogo.

etimologiaOrigem etimológica:latim immolo, -are.
Confrontar: emular.


Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.