Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ilidir

ilidirilidir | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

i·li·dir i·li·dir

- ConjugarConjugar

(latim illido, -ere, bater contra, quebrar contra, embater, despedaçar)
verbo transitivo

Destruir com argumentos; argumentar contra (ex.: ilidir uma presunção). = CONTESTAR, REBATER, REFUTAR

Confrontar: elidir.
pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

25) A confissão pela mulher de sua infidelidade tem força suficiente para ilidir presunção legal de paternidade que emana da codificação civil??

Em Marcos Catalan

...nacionalistas e encomiásticos, preocupada quer com o reforço da identidade nacional como forma de ilidir as desigualdades e conflitos internos, quer com a

Em Entre as brumas da memória

25) A confissão pela mulher de sua infidelidade tem força suficiente para ilidir presunção legal de paternidade que emana da codificação civil??

Em Marcos Catalan

mulher de sua infidelidade tem força suficiente para ilidir presunção legal de paternidade que emana da codificação civil??

Em Marcos Catalan

É necessário e é urgente ilidir rapidamente estas fragilidades conducentes à

Em oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



Gostava de saber se as expressões "em relação" e " com relação" são sinónimos.
Segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), as locuções prepositivas em relação a e com relação a são sinónimas (ex.: Em relação a 2005, o volume de negócios aumentou; Os valores foram calculados com relação à magnitude). Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que a locução com relação a é mais usada no português do Brasil. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica que a locução com relação a é considerada galicismo por alguns puristas, que sugerem a sua substituição por no tocante a, relativamente a, no que concerne a. No entanto esta assunção carece de fundamento linguístico, pois em francês a expressão equivalente é par rapport à, o que, por si só, não parece justificar tal substituição.
pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ilidir [consultado em 18-05-2022]