Significado de exoramos-vo-los

    Será que queria dizer exorámos-vo-los?

    A forma exoramos-vo-lospode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de exorarexorar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de exorarexorar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    exorarexorar
    |z| |z|
    ( e·xo·rar

    e·xo·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Pedir com insistência ou com humildade. = IMPLORAR, INSTAR, OBTESTAR, SUPLICAR

    etimologiaOrigem:latim exoro, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    inexorado | adj.

    Que não foi exorado; a quem se não suplicou....


    exorar | v. tr.

    Pedir com insistência ou com humildade....


    rogação | n. f. | n. f. pl.

    Ato de rogar; petição humilde....


    exoração | n. f.

    Ato ou efeito de pedir com insistência ou com humildade....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "exoramos-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Como posso acrescentar "-o" aos verbos fazer, ter ou trazer na 2ª pessoa do presente do indicativo e imperativo? Para o verbo ter costumo usar "tens-no" mas pelo que li aqui devia ser "tens-lo". Também tenho dúvida na 2ª pessoa do imperativo, pois devia ser "tem-o". Costumo usar "tem-no". O verbo fazer não costumo usar no presente, mas gostaria de saber se é "faze-lo" e confirmar que se diz "fá-lo" no imperativo.