Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

engambelo

engambeloengambelo | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de engambelarengambelar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

en·gam·be·lo |é|en·gam·be·lo |é|


nome masculino

[Brasil]   [Brasil]  Acto de engabelar.


en·gam·be·lar en·gam·be·lar

- ConjugarConjugar

(origem duvidosa)
verbo transitivo

[Brasil]   [Brasil]  Seduzir ou ser agradável a alguém para enganar. = ENGABELAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...não vou falar de amor, coisa que aliás nem poderia, não depois deste último engambelo , do qual, aliás, livrei-me com o teu abraço..

Em WanWan

[9] Engambelo é uma palavra que faz parte do vasto léxico alentejanês da mãe Pépinha (D..

Em Armazém de Ideias, Ilimitada

...menor, que não há tanto perigo, que tudo pode ser resolvido com um ‘ engambelo ’ ao Òrìșà ou ficar de ‘castigo’ no barracão um fim de semana

Em Candomblé
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).
pub

Palavra do dia

ter·sol ter·sol


(terso + -ol)
nome masculino

[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  Toalha de altar usada para o sacerdote enxugar as mãos. = MANUTÉRGIO

Plural: tersóis.Plural: tersóis.
Confrontar: terçol.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/engambelo [consultado em 21-09-2021]