Significado de desistia-vo-la

    A forma desistia-vo-lapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desistirdesistir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desistirdesistir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desistirdesistir
    ( de·sis·tir

    de·sis·tir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Não querer continuar ou deixar de ter determinado objetivo (ex.: já desisti dessa ideia; o requerente desistiu da ação; nunca desistiu de lutar; força, não desista). = ABSTER-SE, RENUNCIAR ≠ INSISTIR, PERSISTIR

    2. Abandonar uma competição ou concurso (ex.: o judoca desistiu do torneio; metade dos candidatos desistiu).

    verbo intransitivo

    3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Expulsar excrementos pelo ânus. = DEFECAR, EVACUAR

    etimologiaOrigem:latim desisto, -ere, afastar-se, deixar de, renunciar, deter, suspender.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desistia-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    pertinaz | adj. 2 g.

    Que persiste ou não desiste da sua intenção ou vontade....


    pervicaz | adj. 2 g.

    Que persiste ou não desiste da sua intenção ou vontade....


    tepês | adj. 2 g.

    Que persiste ou não desiste da sua intenção ou vontade....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desistia-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Estive a fazer uma pesquisa e não percebo o porquê dos sufixos -ção e -são. Porque é que é compreensão e não compreenção? Porque é que é atenção e não atensão? Do que procurei cheguei à expressão sufixos nominalizadores, mas não consegui obter resposta.


      Em relação ao acordo ortográfico, não vi referências específicas sobre: 1. Connosco em Portugal, que os brasileiros escrevem com um "n" (conosco). 2. Húmido (e derivados) que no Brasil são escritos sem "h" vão perder ou não o "h"? (aplica-se o ponto 1 ou 2 da Base II do acordo?)