Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desastradamente

desastradamentedesastradamente | adv.
derivação de desastradodesastrado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·sas·tra·da·men·te de·sas·tra·da·men·te


(desastrado + -mente)
advérbio

De modo desastrado.


de·sas·tra·do de·sas·tra·do


adjectivo
adjetivo

1. Que redundou em desastre; resultante de desastre. = DESASTROSO, INFELIZ, FUNESTO

2. Que revela falta de elegância ou de graciosidade. = DESGRACIOSO

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

3. Que ou o que revela falta de jeito ou de destreza. = DESAJEITADO, DESGRACIOSO

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...transmitir, com origem de informação na mesma atenciosa fonte, outra terrível opinião: terei caído desastradamente no ridículo… Falta, tiro e queda, quais acidentes mostrados no meu recentíssimo apontamento -...

Em A Quinta Lusitana

...as angústias dos comentadores que, exaustivamente, discutem os sexos dos anjos futebolísticos que tão desastradamente jogam futebol ou aqueles pivots que pouco mais dizem do que passarem horas a...

Em A Quinta Lusitana

É preciso respeitinho com as palavras, para se não cair desastradamente no

Em De Rerum Natura

...aqui e agora que ainda hoje o veríamos a apoiar essa gente que tão desastradamente tem mal governado Portugal..

Em A Quinta Lusitana

...dois do corrupto ex-Primeiro-Ministro José Sócrates, está preso nos ziguezagues constantes que nos trouxeram desastradamente até aqui..

Em Movimento Apartid
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).



Gostaria de saber se a palavra automóvel é composta por aglutinação ou justaposição.
De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, da autoria de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria (pp. 971-983), existem dois tipos de composição: a morfológica e a morfossintáctica. A composição morfológica agrega dois ou mais radicais (ex.: autofagia = auto- + -fagia, geobiologia = geo- + biologia, hipermercado = hiper- + mercado); esta variedade de composição não deve ser confundida com a derivação por prefixação e/ou por sufixação, pois os radicais em causa têm autonomia semântica e podem juntar-se a outros radicais para formar uma palavra (ao contrário dos prefixos e sufixos, que não se podem juntar a outros prefixos ou sufixos para formar uma palavra). A composição morfossintáctica agrega duas ou mais palavras (ex.: abre-latas, aguardente, guarda-chuva, peixe-espada, viandante) e conjuga propriedades de estruturas sintácticas e propriedades de estruturas morfológicas.

Assim sendo, a palavra automóvel é formada segundo os processos da composição morfológica e não por aglutinação ou justaposição, processos que se englobam na composição morfossintáctica e que, segundo as mesmas autoras, não correspondem a duas classes diferentes de composição, mas a diferentes estádios de lexicalização dos compostos: um no qual se mantêm inalterados os constituintes do composto (ex.: abre-latas) e outro resultante de uma evolução do composto, que lhe confere alterações como a queda ou alteração de fonemas (ex.: aguardente < águ(a + a)rdente).

A distinção entre os compostos morfológicos e os compostos morfossintácticos pode também ser encontrada na nova terminologia linguística adoptada para o ensino básico e secundário e publicada em Diário da República em Dezembro de 2004. Sobre a diferença entre a composição por aglutinação ou justaposição, poderá consultar a resposta formação de pontapé.

pub

Palavra do dia

sal·-ge·ma |ê|sal·-ge·ma |ê|


nome masculino

[Mineralogia]   [Mineralogia]  Sal comum fossilizado, extraído de depósitos naturais (ex.: mina de sal-gema). = HALITE

Plural: sais-gema ou sais-gemas.Plural: sais-gema ou sais-gemas.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desastradamente [consultado em 27-06-2022]